top of page
  • Foto do escritorDra. Patricia de Carvalho Aguiar

Agitação no paciente com demência: você conhece a Síndrome do Pôr do Sol?

A Síndrome do Pôr do Sol é um quadro de confusão mental e desorientação observado em algumas pessoas com doenças neurodegenerativas que afetam a cognição, como a doença de Alzheimer e outros quadros demenciais. A pessoa fica mais irrequieta, agitada e/ou ansiosa principalmente perto do horário do crepúsculo, quando a luz do dia começa a diminuir, e os sintomas podem persistir noite adentro. Algumas medidas comportamentais podem ser adotadas para ajudar no controle:


Mantenha uma rotina diária: horários para refeições, banho, exercícios, sono e outras atividades.


Procure deixar o ambiente tranquilo, reduzindo o barulho, a agitação e o número de pessoas. Tente identificar o que deixa seu familiar agitado.


Se a pessoa gostar, coloque uma música suave num volume baixo, ou um programa de TV (desde que não tenha cenas perturbadoras).


Convide seu familiar a fazer uma refeição leve, ou tente engajá-lo numa atividade agradável, como rever um álbum de fotografias, conversar sobre a família ou fazer alguma tarefa manual, como arrumar gavetas, etc. Também pode pedir para um familiar telefonar e conversar com o paciente. Tente começar essas atividades um pouco antes do horário em que ele fica agitado.


Fique atento a possíveis desconfortos, como fome, sede dor ou cansaço: tudo isso posse desencadear a agitação.


No começo da noite, evite de deixar o ambiente muito escuro ou com sombras, isso pode provocar confusão e medo, pois ele não consegue distinguir imagens fantasiosas da realidade. Deixe os ambientes bem iluminados. Depois do horário em que ele fica mais agitado, à medida que se aproxima a hora de ir dormir, vá reduzindo a luminosidade.


Tente manter a calma ao conversar com seu familiar, evite confrontá-lo, comunique que horas são e reconforte-o sempre, afirmando que está tudo bem.


Procure fazer as atividades mais estressantes, como banho, exercícios, idas ao médico ou a outro profissional da saúde durante o período da manhã.


Evite alimentos/bebidas estimulantes em quantidade excessiva e evite-os totalmente após as 15h: cafeína (café, chá preto, chá verde, refrigerantes à base de cola, chocolate, energéticos, guaraná). Evite bebidas alcoólicas.



A exposição à luz do sol matinal é extremamente benéfica para regular o ciclo circadiano. Deve ser feita preferencialmente do lado de fora da casa, por pelo menos 20 min ou, nos dias nublados, por pelo menos 30 min. Caminhadas leves ao final do dia também ajudam.


Evite ao máximo os cochilos durante o dia: se forem inevitáveis, devem ser curtos (no máximo de 30 minutos).


Mantenha um diário, anotando os horários da agitação e verificando se há um padrão e fatores que causam a agitação.



Essa medidas comportamentais podem ajudar bastante a diminuir a agitação, mas eventualmente pode haver a necessidade de medicamentos, converse com seu médico!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page