Distonia

Distonia é uma síndrome caracterizada por contração muscular involuntária, levando a posturas anormais. O problema ocorre por alterações dos circuitos cerebrais responsáveis pelo controle dos movimentos. Pode ter diversas causas, genéticas ou não, acometem pessoas de qualquer idade e sexo, e podem atingir qualquer parte do corpo.


Podem ser focais, por exemplo, acometendo seguimentos restritos como pescoço, olhos (blefaroespasmo, onde ocorre contração involuntária das pálpebras, levando ao fechamento dos olhos), ou apenas à execução de determinada tarefa, p.ex., durante a escrita (câimbra do escrivão), tocando um instrumento (distonia do músico) ou digitando. Nas formas mais graves podem acometer todos os seguimentos do corpo.


Tratamento: varia de acordo com a  origem, algumas drogas como a levodopa e anticolinérgicos podem ser utilizadas, e a toxina botulínica também pode ser empregada em vários casos. Além do tratamento farmacológico, recomenda-se o acompanhamento com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, para o manejo das dificuldades motoras.

 

 

Links interessantes

Quer ser voluntário em pesquisas com distonia? Saiba mais aqui.

 

DYSTONIA MEDICAL RESEARCH FOUNDATION

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PORTADORES DE DISTONIA


 

ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES DESTE SITE NÃO DEVEM SER ADOTADAS PARA DIAGNÓSTICO E NÃO SUBSTITUEM A CONSULTA A UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE