top of page
  • Foto do escritorDra. Patricia de Carvalho Aguiar

Gepants: FDA aprova novo spray nasal para tratar a crise de enxaqueca!


Recentemente, em março de 2023, a Food and Drug Administration (EUA) aprovou mais uma droga para o tratamento da crise aguda de enxaqueca: o Zavzpret (zavegepant), um spray nasal que faz parte da família dos “gepants”. Os Gepants são drogas que atuam inibindo o receptor CGRP. No início de uma crise de enxaqueca, o peptídeo CGRP é liberado nas terminações nervosas do trigêmeo, propiciando a manutenção da dor. Os gepants bloqueiam o receptor do CGRP e, ao contrátrio dos triptanos, não causam vasoconstrição, de forma que são mais seguros para pessoas com doenças cardiovasculares que não podem usar os triptanos.


Quando comparados a outros medicamentos utilizados na crise aguda, como triptanos, anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e outros analgésicos, os gepants parecem ter mais uma vantagem: aparentemente não provocam o efeito da dor de cabeça rebote causada pelo uso excessivo uso excessivo de analgésicos.


Para pessoas que têm náuseas e vômitos durante a crise de enxaqueca, impedindo o uso de medicamentos via oral, a administração de um spray nasal de ação rápida traz uma enorme vantagem.


O medicamento tem previsão de lançamento em julho de 2023 nos EUA, ainda não há previsão de lançamento no mercado brasileiro, mas iremos acompanhar de perto. Infelizmente, outros gepants utilizados via oral, já disponíveis em outros países, ainda não chegaram ao Brasil.


Em tempo, embora seja uma novidade muito bem-vinda para tratamento da crise aguda, sempre reforçamos a importância do tratamento profilático para enxaqueca, que envolve não apenas medicamentos, mas toda uma mudança no estilo de vida. Não deixe de consultar um especialista para fazer o tratamento correto.



Declaração: este conteúdo é meramente informativo e não deve ser utilizado como diretriz médica. Consulte um especialista. Não possuímos qualquer afiliação ou conflito de interesse com o fabricante desse medicamento.




264 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page