Tremor Essencial

O Tremor Essencial (TE) é o distúrbio do movimento mais comum.  Caracteriza-se por tremor lentamente progressivo de grau variado, acometendo principalmente os membros superiores. A causa ainda é desconhecida, mas fatores genéticos possivelmente estão envolvidos; cerca de 50 a 60% das pessoas com TE têm outro parente acometido. Atualmente a comunidade científica debate de haveria ou não um processo neurodegenerativo por trás do TE.


O TE pode começar em qualquer idade, acomete principalmente membros superiores, podendo ser ligeiramente assimétrico. Pode acometer o seguimento cefálico, incluindo a voz e a mandíbula, bem como outras partes do corpo. A intensidade do tremor varia de pessoa a pessoa, algumas têm um tremor muito discreto, enquanto outras podem apresentá-lo de forma mais intensa, muitas vezes incapacitando-as para as atividades do dia a dia, como segurar um copo, uma xícara ou escrever. Alguns pacientes referem melhora do tremor quando ingerem bebida alcoólica.


Na investigação da causa do tremor, antes de pensar em TE, é sempre importante afastar outros fatores, como o uso ou abstinência de medicamentos que causam tremor, distúrbios metabólicos ou hormonais (p.ex. hipertireoidismo), que também podem provocar tremor.


Ainda não existe um tratamento curativo, hoje o tratamento mais preconizado é à base de fármacos, como propranolol e primidona. Quando o tremor é altamente incapacitante e refratário à medicação, um procedimento cirúrgico (como a talamotomia ou estimulação cerebral profunda do tálamo) pode ser indicado para casos selecionados. 

ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES DESTE SITE NÃO DEVEM SER ADOTADAS PARA DIAGNÓSTICO E NÃO SUBSTITUEM A CONSULTA A UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE